Páginas

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Volta ao Passado + Tecnologia

Não se pode deixar de lado o que mais cresce atualmente e é cada vez mais importante, presente e essencial na vida de qualquer um: a tecnologia. Não existe mais quem viva sem o uso diário de internet ou acessando notícias, email, novidades e músicas de seu aparelho móvel. Também se vê claramente o avanço da tecnologia nas mais diversas áreas existentes, trazendo cada vez mais benefícios para nossas vidas, nosso cotidiano e até mesmo em nossa saúde. Esse é, com certeza, o segmento que mais avançou nos últimos anos e podemos ver claramente a sua mudança, até mesmo como função. De auxílio para pesquisas e trabalho, a tecnologia virou meio principal de entretenimento e difusão, trazendo para mais perto mesmo o que está do outro lado do mundo em velocidade recorde, facilitando nossa vida das mais inimagináveis maneiras.
Em tempos em que se só se fala, vive e respira tecnologia, é bom voltar ao passado para uma sessão de nostalgia e relembrar épocas mais simples em que tudo que temos hoje não era imaginado nem mesmo pelos mais loucos.
Aqui, vamos relembrar as silhuetas mais simples dos anos 20/30, trazendo-as e reinventando-as de maneira mais moderna, seja em cartela de cores, tecidos ou maneira de produção. Valoriza-se o que é antigo, mas fazendo uma releitura que abranja todos os tipos de público, inclusive os mais jovens, que já nasceram no meio de tanta tecnologia, fazendo com que eles tenham consigo uma idéia do que foi o passado que, apesar de distante e já esquecido, foi importante para escrever toda a história da moda.

Traz dois marcos importantes do mundo da moda: a revolução de Chanel nos anos 20 e o New Look de Dior na década de 40. Ambas serão reinterpretadas de maneira atual, principalmente em silhuetas.
Chanel revolucionou a década de 20, reinventando e libertando a mulher no que se tratava de silhuetas, deixando de lado os trajes rígidos e desconfortáveis do final do século XIX. Agora, usava-se cortes retos, vestidos “tubinhos”, blazers e cardigãs.



Por outro lado, o New Look de Dior, veio em 1947, na época de pós-guerra, com escassez de tecidos e racionamento. Totalmente oposto de Chanel, era composto por saias amplas quase até os tornozelos, cinturas bem marcadas e ombros naturais, fazendo com a mulher fosse vista de maneira mais elegante e feminina. O modelo símbolo dessa época foi o Tailleur Bar”: casaco de seda bege acinturado, ombros naturais e ampla saia preta plissada quase na altura dos tornozelos. Junto com luvas, sapatos de salto alto e chapéu, era formado o padrão dos anos 50 na moda.



Para esta releitura, trazemos a cartela de cores do verão 2010/2011: verde militar, índigo, lilás, tons terrosos, laranja, pink, verde e amarelo vibrantes.

Cartela de Cores:

E também os tecidos: seda (musseline, shantung, chiffon e cetim), cotton, silk, Jersey, tricô, tricoline de algodão, tule, linho, couro, camurça, denim, sarja, sintéticos e malharia de algodão e viscose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário